domingo, 27 de fevereiro de 2022

L'artiste est l'art, l'art est la vie

A alteraçao do nome da minha pagina de artista tem sido tema de longas reflexoes nos mais profundos confins do meu cérebro.

10 anos depois tentar transformar a parodia de "The greatest artist" em algo de mais actual (mesmo ue continue a se-lo) acaba por ser uma tarefa, para mim, complicada; e por diversas razoes acabo mesmo por me considerar "the greatest artist"!

Na realidade, a escolha da imagem, das imagens, que transportas para o espaço publico estao intimamente ligadas à percepcçao que queres que o outro tenha de ti (a menos que sejas completamente ingenuo e nao tenhas tu mesmo a percepcao sobre as diferenças entre espaço publico e privado).

Ora, essa percepçao vai alterando-se durante o teu tempo de vida assim como tu mesmo te vais alterando, exigindo ou querendo para ti coisas diferentes, nao propriamente melhores ou piores, mas novos caminhos, novas escolhas.

No meu entender, cada vez estou mais certo que a vida acaba por ser - a obra de arte -  onde engloba, a estetica e o divino e onde o artista (a serio) é pura e simplesmente um medium que tem a capacidade de expressar essa ideia das mais variadas formas, diria que as suas obras (sejam elas pinturas, musicas, danças, acçoes, teatros, poemas, etc), sao, no fundo, residuos de uma performance maior, que empurram o espectador a se confrontar com essa relacao entre mundos!

A coerencia entre o discurso falado e as acçoes acaba por ser assim um factor fundamental nesta performance, e cabe ao medium nao so revelar os valores fundamentais para a vida em harmonia neste planeta, como tambem de tentar viver o mais de acordo com os mesmos, dando por isso o exemplo atraves das suas acçoes, mais do que dos seus discursos (PS: sobre este tema estou bem rodado)!

Ao tentar compreender aquilo que tem sido o meu percurso/caminho de vida, entendi que seria a hora de alterar um pouco a minha imagem (neste caso virtual, mas publica). Isso começou a ser feito com esta serie de textos e fotografias mais recentes, assim como sera agora mais efetiva com esta alteraçao de nome.

"Pedro L'Artiste" foi o nome escolhido por diferentes razoes, a primeira e mais obvia, é posicao geografica em que me encontro e vivo, ao mesmo tempo que invoca um certo romancismo modernista, a segunda, porque deixo de ser o "the greatest artist" para ser simplesmente "o artista", o que pressupoe o artista num certo espaço/tempo, nao exigindo o titulo de "o maior artista", mesmo que continue a existir uma certa presunçao no titulo, (enviando-o para um patamar de unico, mas sem, claramente o dizer)!

Por ultimo a abrangencia que a palavra artista tem na propria linguagem, genero e percepçao de artista.

Nesta fotografia decidi assim compilar uma serie de acessorios e criar uma cena, uma tela, onde existo nesses termos, onde crio um personagem, para resumir, uma imagem - de artista, de arte, de modo de viver!

Seremos sempre parte integrante de um todo, nao o todo, e os traços que deixas para tras fazem parte de ti, mas nao sao "tu" e muito menos serao arte!




Publicado originalmente no Facebook a 7 de Abril de 2020

Sem comentários:

Enviar um comentário