segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

Galinhas, Vindimas e Realização de Sonhos

 

Um grupo de jovens italianos vindo a maioria deles de Nápoles atravessaram a Itália até Livorno onde apanharam o barco para Bastia, na Córsega, atravessando depois a ilha para virem vindimar uma semana connosco.

Um grupo bastante heterogéneo de rapazes e raparigas, todos eles na casa dos vintes, estudantes das mais variadas áreas desde Antropologia a Astrofísica, traziam com eles não só um bom espirito e uma boa atitude como também os olhos carregados de sonhos e a força de mudança própria da juventude.

Trouxeram também com eles a minha memoria, neles revivi os meus tempos de estudante e as semanas de Verão a apanhar Pera Rocha no Oeste de Portugal, ao Sol com os amigos, todos nós ainda cheios de juventude de sonhos e de ideais. No entanto, e o mais importante nestes tempos absurdos, foi que foram capazes de me trazer um pouco mais de esperança na humanidade e a oportunidade de ver que a juventude ainda alimenta sonhos e ideais, cheios de gente boa de alma e de coragem.

Apesar de nestes tempos de redes sociais toda a gente querer mostrar sempre a sua felicidade e coisas boas, ninguém se iluda de que a vida dos outros é fácil e bonita enquanto que a sua não o é, isso, são armadilhas comunicacionais as quais teremos que saber ler e distinguir, mas que mesmo no meio das adversidades do dia a dia, do bébé que não dorme, da dureza física do trabalho, da rotina, da mulher cansada, da falta de sono e de repouso constante a vida é para ser encarada de frente e assumir as escolhas que se faz, sem medos e sem receios.

Ao olhar os meus amigos italianos e as escolhas que fiz ou deveria ter feito quanto tinha a idade deles penso na ignorância e cegueira da qual era vitima e culpado, passando mais tempo a beber copos e fazer a festa do que a preparar o futuro e a saúde, desconhecendo as consequências de tais actos, no entanto, acabei por ser abençoado e ter tido, mesmo que tarde, tempo de ganhar consciência da sorte que tenho, de nada me arrependo pois tudo isso me levou onde estou hoje, e se não fossem essas escolhas nunca teria vindo aterrar nesta ilha nem conhecido a Camille!

Os sonhos esses, são e serão sempre para realizar e enquanto que alguns existem já no universo e esperam a sua hora para se materializar outro vão-se materializando à força do trabalho e das escolhas no caminho da vida. Na lista estão a quinta, as arvores de frutos, as galinhas, os livros a escrever e a ser escritos, as pinturas a fazer, as musicas a compor, as crianças a fazer crescer, a companhia da Camille, os peixes a pescar, os novos sítios a visitar, e muitos mais, e nada, nada que possa vir de ordens extraterrestres poderá parar este ciclo.

Nestes tempos obscuros o combate será feito através da luz e da realização dos sonhos, assim como os meus amigos italianos, assim como a juventude que querem oprimir, a engrenagem está em marcha, a flecha foi lançada e nada, mas nada mesmo a poderá parar, sem medos, com coragem, para a frente, para a mudança do mundo, para a mudança de paradigma, pela juventude nova do mundo que à de vir, eu percebi, que como à 15 anos atrás, a minha juventude e os meus sonhos ainda vivem dentro de mim, espero que os teus também!



Publicado originalmente no Facebook a 29 de Agosto de 2021



Sem comentários:

Enviar um comentário